Não poucas vezes na vida, encontramos com pessoas, as vezes nós mesmos, nos desapontamos com atitudes de terceiros, no trabalho, na vida afetiva, no círculo de amizades, … Depositar expectativas em relação a atitudes alheias pode ser um atalho para decepções.
No plano em que vivemos, nossa relação com o próximo ainda é muito pautada em trocas, dou algo para receber outra coisa lá na frente, isso acaba gerando uma expectativa que na maior parte das vezes não se concretiza, pois a percepção individual de cada um, é muito diferente e consequentemente nos leva a interpretações e visões de um mesmo fato por uma ótica completamente diferente.
A consequência disso pode gerar frustrações para uma das partes ou para ambas, mesmo não havendo intenção de frustrar as expectativas dos outros na grande maioria dos casos…
O fato é que quando depositamos expectativas em cima de outra pessoa, dificilmente avaliamos que a outra pessoa tem um entendimento e interpretação da vida muito diferentes do nosso, isso acaba levando cada um a tomar decisões diferentes das que nós mesmos tomaríamos e isso costuma deixar um sentimento indesejável de decepção em nós…
Isso pode ser transportado também para o âmbito da vida. Muitas vezes esperamos da vida situações diferentes da que estamos passando, às vezes nos revoltamos com tudo que vemos ao nosso redor pois não concordamos com a forma como as coisas ocorrem. Mas nesse aspecto também ignoramos , por puro desconhecimento, que dentro do plano em que vivemos, somos muito atrasados sobre todas as leis que regem o universo, vivemos uma realidade totalmente voltada para as questões materiais que tanto absorvem nossas atenções e consequentemente nos fazem esquecer por completo de que somos parte de algo muito maior, e que não por acaso, temos sim que passar por situações tanto individuais quanto coletivas que nos desagradam e muitas vezes nos impedem de usufruir dos “prazeres materiais”que nos cercam nesse plano. ignorando o fato que se aqui estamos é porque aqui merecemos e necessitamos estar…
Estamos vivendo um momento do nosso plano, em que o desenvolvimento coletivo só se dará através da expansão do desenvolvimento individual de todos nós, o que num futuro, possibilitará melhores escolhas tanto no âmbito individual quanto coletivo. Nessa caminhada longa, a expectativa pode ser um dos muitos obstáculos que enfrentamos na caminhada rumo a evolução tão almejada e necessária. Estar atento aos próprios sentimentos e as consequências que eles trazem ao seu entorno, bem como perceber que nessa vida só podemos de fato nos responsabilizar por nossos atos e pensamentos, nos fazem subir mais um degrau dessa longa escada que temos que subir para merecermos uma vida e um plano melhor.
Findadas as pouco mais de 2 semanas de competições olímpicas , que lições podemos tirar de um evento que reúne pessoas dos mais variados credos, culturas, pensamentos, objetivos, preferências, opiniões, e por aí vai… mas que durante esse período puderam conviver de forma harmoniosa?
A primeira impressão que fica, é em relação aos nossos objetivos pessoais. O quão importante em nossas vidas é desenvolvermos em nós mesmos uma chama que nos faça querer algo, e que esse algo desperte dentro de você uma vontade diária de se melhorar, não importa se o outro foi melhor, mas ter a sensação de que vc deu o seu melhor e atingiu tudo aquilo que poderia ter atingido dentro da sua possibilidade. Querer melhorar nos inúmeros aspectos que constituem a nossa vida cotidiana, assim como no esporte, vai nos demandar tempo, dedicação e muita atenção com tudo que fazemos e pensamos…
Outro ponto é o lado humano, poder olhar num mundo tão dividido e cheio de rótulos que tentam separar pessoas por preferências sexuais, cores, credos, etc . Poder ver pessoas convivendo com suas inúmeras diferenças sem que sejam rotuladas disso ou daquilo, e lá, como deveria ser aqui fora também, as diferenças podem por instantes ficarem insignificantes… Nossas diferenças são nossa força, o dia que fizermos delas nossas aliadas , estaremos vivendo uma vida diferente, num lugar diferente.
A solidariedade também se materializa sempre no mundo de lágrimas e sorrisos que o universo do esporte traz, todos treinam por muito tempo para num momento tão curto de tempo, dar tudo que pode, são poucos os escolhidos para a “glória”, a grande maioria não ganha medalha mas pode ter dentro de si a sensação de ser uma peça de uma engrenagem linda que para ter essa grandeza toda, precisa da presença de todos, alguns não têm esse entendimento, e nos momentos de tristeza e frustração sempre houve e haverá um abraço esperando.
O esporte nos traz lições preciosas que tem muita aplicabilidade em nossa vida cotidiana, traz lições de perseverança, humildade, confiança, responsabilidade, superação entre outras muitas das quais nesse momento, essa pequena célula em que nossa raça vive tanto precisa. Que a luz do que representou essa chama olímpica em um momento de tantas mudanças e dificuldades que vivemos, possa nos inspirar novos passos nessa jornada tão longa e necessária que é a revolução da fraternidade… O caminho pode ser longo e às vezes penoso, mas é pra lá que aponta o coração de quem ama.
Contato