Expectativas X Frustrações

30 agosto 2021,   By ,   0 Comments

Não poucas vezes na vida, encontramos com pessoas, as vezes nós mesmos, nos desapontamos  com atitudes de terceiros, no trabalho, na vida afetiva, no círculo de amizades, …  Depositar expectativas em relação a atitudes alheias pode ser um atalho para decepções.

No plano em que vivemos, nossa relação com o próximo ainda é muito pautada em trocas, dou algo para receber outra coisa lá na frente, isso acaba gerando uma expectativa que na maior parte das vezes não se concretiza, pois a percepção individual de cada um, é muito diferente e consequentemente nos leva a interpretações e visões de um mesmo fato por uma ótica completamente diferente.

A consequência disso pode gerar frustrações para uma das partes ou para ambas, mesmo não havendo intenção de frustrar as expectativas dos outros na grande maioria dos casos…

O fato é que quando depositamos expectativas em cima de outra pessoa, dificilmente avaliamos que a outra pessoa tem um entendimento e interpretação da vida muito diferentes do nosso, isso acaba levando cada um  a tomar decisões diferentes das que nós mesmos tomaríamos e isso costuma deixar um sentimento indesejável de decepção em nós…

Isso pode ser transportado também para o âmbito da vida. Muitas vezes esperamos da vida situações diferentes da que estamos passando, às vezes nos revoltamos com tudo que vemos ao nosso redor pois não concordamos com a forma como as coisas ocorrem. Mas nesse aspecto também ignoramos , por puro desconhecimento, que dentro do plano em que vivemos, somos muito atrasados sobre todas as leis que regem o universo, vivemos uma realidade totalmente voltada para as questões materiais que tanto absorvem nossas atenções e consequentemente nos fazem esquecer por completo de que somos parte de algo muito maior, e que não por acaso, temos sim que passar por situações tanto individuais quanto coletivas que nos desagradam e muitas vezes nos impedem de usufruir dos “prazeres materiais”que nos cercam nesse plano. ignorando o fato que se aqui estamos é porque aqui merecemos e necessitamos estar…

Estamos vivendo um momento do nosso plano, em que o desenvolvimento coletivo só se dará através da expansão do desenvolvimento individual de todos nós, o que num futuro, possibilitará melhores escolhas tanto no âmbito individual quanto coletivo. Nessa caminhada longa, a expectativa pode ser um dos muitos obstáculos que enfrentamos na caminhada rumo a evolução tão almejada e necessária. Estar atento aos próprios sentimentos e as consequências que eles trazem ao seu entorno, bem como perceber que nessa vida só podemos de fato nos responsabilizar por nossos atos e pensamentos, nos fazem subir mais um degrau dessa longa escada que temos que subir para merecermos uma vida e um plano melhor.