Questões que temos sobre a vida…

20 março 2018,   By ,   0 Comments

Acho que todos nós, já nos perguntamos sobre o que realmente significa essa vida… Eu, quando criança/adolescente sempre tive muita dificuldade em tentar encontrar respostas para perguntas como: O que estou eu fazendo aqui? Que caminho devo seguir? Seguir meus sentimentos é certo ou errado? Dinheiro ou satisfação? Será possível conciliar os 2? Será que essa vida é só sofrimento? Ou temos que estar sempre alegres? entre muitas outras…

Pelo fato de sermos muito diferentes, termos famílias diferentes, situações financeiras e sociais diferentes, culturas, línguas, aparência, e por ai vai… Acabamos tendo que nos moldar a um conceito “social”, que foi criado para que nós pudéssemos conviver em grandes grupos, isso aos poucos foi nos empurrando para uma forma de viver, que na imensa parte das pessoas, acaba sufocando nossas próprias personalidades.

A necessidade de suprir nossa vida material, de uma forma geral, acabou nos cobrando uma conta cara, através da nossa saúde, do nosso humor, do nosso bem viver… Pq afinal de contas, o que é Bem Viver????

Hoje eu não consigo encontrar uma resposta para essa pergunta, que não passe pela palavra Paz. Acho que se não conseguirmos trazer essa palavrinha mágica para dentro de nossos corações e também de nossa mente, e com isso tentar leva-la também para quem esteja próximo, dificilmente encontraremos as respostas que precisamos.

Mas como fazer isso num mundo em constantemente em guerra? Como fazer para conseguir isso com a vida cheia de problemas que temos? Doença, falta de dinheiro, perdas,  desamor, entre outras coisas, vem nos empurrando para algo muito comum na nossa sociedade: A Depressão.

Enquanto não percebermos que precisamos muito mais uns dos outros do que jamais imaginamos, para com isso respeitarmos e valorizar tudo que o próximo faz e representa, não vamos encontrar esse caminho. Nossa sociedade evoluiu de uma forma egocêntrica, nos separando entre vitoriosos e derrotados.Todos querem vencer, mas há pouco espaço para abrigar os “vencedores”.

Ninguém nesse planeta é independente, todos dependemos de alguém para alguma coisa, ou muitas na maioria das vezes. Só que não estamos acostumados a valorizar tudo que por nós é feito, não enxergamos o trabalho de quem planta nossa comida, de quem faz nossas roupas, de quem limpa as ruas para que possamos andar, e todas aquelas tarefas que por alguma razão, sempre foram consideradas tarefas “menores” mas nem por isso deixam de ser fundamentais. Enquanto valorizarmos somente o que está sob holofotes, estaremos caminhando por um caminho que nos leva em direção ao vazio existencial.

Tentando responder aquelas perguntas lá do início do texto, e encontrar essa Paz que poderá nos resgatar. Acho que só mergulhando para dentro de sí, começando a se respeitar para consequentemente  respeitar ao próximo. Estar atento aos próprios atos e palavras ,  sempre pensando que consequências seus atos trarão pra sí mesmo ou para o próximo, e tentando sempre não alimentar maus sentimentos dentro de si… Se quisermos realmente modificar o mundo que vivemos, temos que começar por nós mesmos, que é a única coisa que de fato podemos modificar. A Paz tão sonhada, só virá quando pudermos estar em paz com nós mesmos.

PS Recomendamos o documentário acima