O Caminho da verdade

11 dezembro 2018,   By ,   0 Comments

Vivemos cercados de tanta mentira, que muitas vezes é até confuso distinguir o que é verdade e o que não é em nossas vidas… As mentiras nos cercam por tantas direções, e de tantas maneiras, que muitas vezes nos fazem acreditar que estamos diante da realidade única e inquestionável. Mas como escapar da televisão, dos noticiários, das propagandas, dos dogmas sociais e religiosos, da nossa própria ignorância, do vazio consumista, etc ?

Encontrar a nossa verdade nem sempre é um caminho fácil, até por quê na maioria das vezes a verdade da nossa vida, se formos olhar ela diretamente nos olhos dela, não costuma ser exatamente aquilo que gostaríamos de enfrentar em nós mesmos. É muito melhor para o nosso ego, escutar elogios de amigos, familiares, etc do que lidar diretamente com nossas imperfeições, e tentar corrigi-las ou mesmo aperfeiçoa-las. Isso dá trabalho, exige um grande grau de atenção para conosco, e isso é algo que não estamos habituados, pois é sempre mais fácil olhar para o próximo e enxergar as qualidades ou defeitos dele.

Mas, apesar de ser trabalhoso, eu diria que o caminho da verdade não é apenas a melhor opção, eu diria que é a única opção para podermos evoluir primeiramente como seres individuais que somos, mas também como sociedade. Estamos vivendo um momento da nossa História, em que nunca tivemos a nossa disposição tantas ferramentas de autodesenvolvimento. Temos meditações diversas, templos budistas espalhados, yoga , centros espíritas , filmes, documentários, palestras, informações que circulam livremente pela internet e que hoje estão ao alcance de todos que possuem um smartfone. Portando estamos nos libertando aos poucos da escravidão que temos vivido das grandes corporações de mídia , que sempre nos impuseram sua “verdade” e com isso acabaram nos afastando de nós mesmos e da nossa essência, nos deixando tristes, solitários, egoístas e distante daquilo que deveria nos nortear. A nossa verdade!

Falo “nossa” , por quê por sermos seres espirituais , temos realidades completamente diferentes, e consequentemente a verdade de nossas vidas também o é. Descobrir isso pode ser o início de uma caminho mais belo em nossa jornada terrena, e  a partir do momento que temos essa convicção, e ela sempre vem acompanhada de consequências positivas não só para nós mesmos mas também para os que estão a nossa volta, nos permite desenvolver melhor nossos propósitos e isso traz consequências positivas em todos os campos de nossas vidas, principalmente no campo da saúde e dos relacionamentos.

É muito difícil andar pela vida carregando o peso de uma mentira, seja em qual nível for. Ela sempre nos atrapalhará de caminhar plenamente para objetivos maiores. Enfrentar a verdade, por mais dura que ela possa parecer, é nos libertar, poder caminhar para frente com mais leveza e acima de tudo sem uma amarra do passado que certamente atrapalhará o nosso presente e consequentemente nosso futuro. Desejo a todos nesse fim de ano que possam encontrar os caminhos que os levem para suas verdades e que essas possam liberta-los para uma vida melhor!