Desapego

26 julho 2019,   By ,   0 Comments

Numa sociedade materialista, ter muitos bens significa ter sucesso, não ter pode trazer muita frustração , mas será que essa medida vale para a nossa saúde e para os nossos sentimentos?

Vivemos por muito tempo sendo empurrados a acreditar que devemos possuir coisas, algumas sequer são necessárias para nossas vidas,  mas possuindo mais seriamos diferenciados dos que menos possuem e poderíamos ser considerados “bem sucedidos” pela sociedade em que vivemos.

Mas se essa tese fosse correta, a pessoa possuidora de riquezas não deveria ficar a mercê de depressão e outras doenças que sempre começam por um estado de insatisfação mental que temos no nosso dia a dia e acaba se transformando em algo mais grave. Mas isso ocorre, e muito em todas as camadas sociais do nosso mundo, por quê será?

Possuir coisas ou pessoas, é uma grande ilusão do mundo material, tudo que temos de material se vai com o tempo, um dia será de outra pessoa ou simplesmente deixará de existir. Em relação a pessoas a situação pode ser pior, pois só costumamos a amar ou ter alguns sentimentos mais profundos por aqueles que chamamos de MEU! Meu Marido, Minha mulher, Meus pais, meus amigos e por ai vai…

Não há nenhum mal em ter bens e uma vida confortável, muito pelo contrário, o que é importante é  a forma com que nos relacionamos com tudo a nossa volta, ter a capacidade de desapegar seja de bens ou de pessoas pode nos deixar mais leve para seguir nosso caminho, o que não significa que não gostemos de nossos bens ou das pessoas ao nosso redor, apenas que temos a capacidade de seguir por si próprio.

No caso do desapego em relação a pessoas, não podemos confundir o desapego com falta de amor, muito pelo contrário, as vezes desapegar de alguém é querer que ela siga o melhor caminho mesmo que esse não seja perto de nós, é ter a consciência de ver que as vezes uma pessoa que gostamos não está bem perto de nós e incentiva-la a ir por outros caminhos mesmo que isso nos cause saudade. Nem sempre é fácil…

Todos nós que vivemos no plano terrestre, passaremos por momentos melhores e piores em nossas vidas. O que nos difere é certamente como os encaramos os momentos mais difíceis. Nossa fé sempre será muito importante nos momentos de dificuldade e o desapego nos ajuda a seguir em frente , pois a única coisa que realmente nos pertence enquanto aqui estivermos, é a nossa vida!